PROGRAMA RECICLA BONITO

ATENÇÃO AO PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA RECICLA BONITO
Horário: Das 7h30 às 13h

Período: 07 a 11 de abril de 2014

Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Prédio do antigo Fórum)

Clique aqui e tenha acesso ao termo de adesão

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


- É necessário que o(a) proprietário(a) dirija-se até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para assinar o termo de adesão;

- Na impossibilidade da presença do(a) proprietário(a) o representante legal do empreendimento deverá portar uma procuração (pode ser a próprio punho, com firma reconhecida em cartório) e apresentar documentos comprobatórios (Documento com foto).



*Projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos dos grandes geradores


Acesse o documento Apresentação do projeto e entenda melhor sua estruturação.


Introdução


Bonito é um pólo do ecoturismo mundial sendo considerada a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena. O turismo é a principal atividade da cidade e uma das condições para o atingimento de todo este reconhecimento além das belezas naturais existentes em seu entorno foi a preservação colocada sempre como prioridade.

O turismo em Bonito, já de há muito tempo, além de estar em constante evolução busca a interferência mínima na natureza e são diversas as Associações, ONGs e Órgãos governamentais que tem por objetivo organizar e coordenar o ecoturismo visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza.

E quando falamos em conservação da natureza e ainda em sustentabilidade não podemos deixar de tratar das formas e dos cuidados que devem ser tomados no que se refere ao gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no município.

Sabemos ainda que o serviço de limpeza urbana é fundamental para a saúde e bem estar da população. Um serviço deficiente gera acumulo de lixo pelas ruas, em terrenos baldios, em margens de rios e propicia a proliferação de vetores de doenças, a contaminação do solo e da água, possíveis entupimentos de galerias de águas pluviais e conseqüentemente contribui para a ocorrência de enchentes, entre outros. A correção ou remediação destes impactos acaba por gerar gastos elevados e acarreta uma gestão de resíduos ainda mais onerosa. 

A coleta e destinação de resíduos gerados pela população de um município é um dos serviços mais dispendiosos isto porque envolve custos com mão de obra, aquisição e manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.

O aumento na geração de resíduos, gera aumento nos custos de operação e neste sentido, como não se pode reduzir a geração, temos que começar a pensar em como propor ações que reduzam o volume de resíduos destinado ao aterro. Uma das alternativas é a coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Entretanto para a obtenção dos resultados esperados com a implantação da Coleta Seletiva se faz necessário o engajamento de todos os responsáveis, quer sejam os ligados ao poder público, quer sejam os civis, associados ou não, já que esta solução envolve investimentos preventivos, ações e orientações para que os cidadãos, através da conscientização, participem de forma conjunta neste trabalho de limpeza e manutenção da qualidade de vida da cidade.

Ademais, a Coleta Seletiva objetiva recolher os resíduos sólidos domiciliares, comerciais e de serviços públicos de maneira previamente segregada em recicláveis e orgânicos na fonte geradora. Entretanto, há a necessidade de avaliação operacional das infra-estruturas específicas existentes como, por exemplo: A unidade de triagem de resíduos para a separação dos recicláveis por tipo e separação dos rejeitos existente e sua unidade de compostagem.

Este Projeto de Coleta Seletiva (PCS), se efetivamente implantado e aderido pela sociedade, mas especificamente pelo segmento do comércio contemplado nesta etapa, consagra-se como um importante instrumento para o aproveitamento de materiais recicláveis e de matéria orgânica, aliado a adequação do município as exigências legais e benefícios ambientais associados e ainda, principalmente, reforçará a imagem do município perante o mundo no que se refere ao correto manejo sustentável de suas riquezas.

De forma objetiva são estes os principais aspectos positivos associados diretamente à coleta seletiva e a este projeto:

1. Envolve e estimula a cidadania, já que a participação popular é essencial para a consolidação da coleta seletiva;

2. Reforça o espírito comunitário;

3. Gera empregos direta e indiretamente;

4. Os materiais a serem recuperados apresentam uma melhor qualidade já que não há a contaminação proveniente do contato com outros materiais, principalmente os da parcela orgânica;

5. Reduz a quantidade de rejeito a ser disposto, assim aumentando a vida útil do local de disposição final de resíduos sólidos (aterro sanitário);

6. Incentiva o beneficiamento e a reciclagem e;

7.  Contribui ainda mais para a melhora da imagem do município denotando seu cuidado com a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de seus munícipes e ainda de todos os que o visitam ou irão visitar no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário